23/05/08

Cannes ou Chelas ?

Manoel de Oliveira acabou de celebrar 100 anos de vida. Manoel de Oliveira acabou de receber a Palma de Ouro Honorária em Cannes. Merece aplausos, os meus aplausos, os aplausos de todos, uma estridente salva de palmas para ele. O seu génio, a sua alma de criador, conquistou-me há já vários anos, desde que vi o filme "Aniki-Bóbó" (1942), há já tanto tempo. Desde essa altura, era eu muito novo, até hoje, ainda não sou assim tão velho, nunca mais deixei de o acompanhar. E, em cada filme subsequente, a lucidez, a inspiração e o talento aumentam. "Amor de Perdição" (1978), "Vale Abraão" (1993) e "Party" (1996) são os meus favoritos. Mas os outros também. Mais palmas. Várias palmas, a Palma de Cannes e as que o nosso país esquece.


Alguém ouviu falar do filme "Call Girl" (António-Pedro Vasconcelos, 2007) ou da Soraia Chaves? Bom, alguém sabe, ou viu, o filme "Belle Toujours" (Manoel de Oliveira, 2006), ou já ouviu falar dos seus brilhantes actores Michel Piccoli e Bulle Ogier? Ou, ainda, o filme "Belle de Jour" (Luís Bunuel, 1967) e dos actores Michel Piccoli e Catherine Deneuve? Claro que sim. Ou não. Ou provavelmente talvez. Mas quem ganhou a “palma de ouro” no nosso país foi mesmo o "Call Girl" e a Soraia Chaves. O nosso país é extraordinário! Não sei porquê mas acho a Soraia Chaves mesmo parecida com a Catherine Deneuve. Muito mais com a Bulle Ogier. E, também não sei, mas "Call Girl" e "Belle Toujours" também se assemelham. Não é de prostituição que ambos falam? Ah não, de prostituição era o outro, o "Belle de Jour"?! Está assim explicado porque é que ambos os filmes eram candidatos a uma “palma de ouro” no nosso país. Está também explicado o prémio atribuído: a prostituição de que se fala no vencedor
é muito mais actual, muito mais moderna, muito mais vibrante. Pois, estamos mais em Chelas do que em Cannes. Mas também ambas começam por C. Qual a diferença?

Sem comentários: