29/10/08

HOLOCAUSTO



Por falar em memórias, Holocausto foi uma das mini-séries que mais marcou a minha pré-adolescência. Poderei mesmo dizer a mais marcante de todas, pelo menos a que mais influenciou a minha consciência cívica. Teria eu uns doze anos quando sonhava todas as noites com Inga (personagem de Meryl Streep, sim, ainda me lembro bem do nome) e com toda a saga de atrocidades cometidas contra o povo judeu dos anos 30 até 1945. Um comovente, impressionante e arrebatador retrato da luta do povo judeu. Agora percebo bem a angústia de minha mãe na luta entre deixar que eu visse ou recusar fazê-lo. Eu não sei se gostaria que o meu filho de doze anos visse isto agora. Não! Demasiado novo para ver tanto mal.


Acabada de sair em DVD (16 de Outubro de 2008). Imperdível, mesmo que a rever com a angústia de quem a viu ainda criança.

Sem comentários: