21/10/08

Cássia Eller



Cássia Eller morreu com 39 anos, no Rio de Janeiro, Brasil, em 2001. Era uma cantora extraordinária, versátil, com uma voz inconfundível, rouca, penetrante e, como refere numa das músicas que cantou (do Cazuza, também ele cáustico), plena de malandragem. E é um bom tema, este, o da malandragem. A música diz, às tantas, eu só peço a Deus um pouco de malandragem pois sou criança e não conheço a verdade. Acrescenta, bobeira é não viver a realidade e eu ainda tenho uma tarde inteira. A malandragem suscita, em mim, a maior vontade de não ser o oposto, o certo, o correcto. O que todos acham que deverá ser, a mim parece-me, desde logo, o errado. Gosto do risco, de viver em estado de inquietação permanente, de desfrutar do precipício, do abismo, da vontade de viver a realidade e não de me conformar só com o que me é cedido. Tudo como na música, na letra, nas palavras de Cazuza e na voz de Cássia. Tudo aquilo que, dificilmente, e por varíadissimas circunstâncias, não podemos fazer. Por isso, eu, como na música, também peço a Deus um pouco de malandragem. Peço, ainda, a Deus, que com clareza possa viver a realidade de uma forma absoluta.

Sem comentários: