06/06/08

preconceito

O preconceito significa uma opinião formada sem reflexão. Isto pode levar-nos a várias incongruências, a várias irreflexões, impedindo-nos de observar com total abertura tudo quanto está à nossa volta. O preconceito impede-nos de pensar, de reflectir e, sobretudo, a apreciar sem analisar todos os factos. E isso não é nada bom. É péssimo, castrador e desastroso. Quantas vezes julgam (julgamos) os outros pela imagem? Quantas vezes não se consegue (conseguimos) gostar dos outros por puro preconceito? Quantas vezes não se descobrem (descobrimos) coisas porque não são convenientes, ou alguém nos disse que não? Eu gosto de reflectir. Eu não gosto de opinar sem antes observar. Eu não gosto do preconceito. E escrevo só sobre este tipo de preconceito, há tantos outros. Se eu fosse preconceituoso estaria absolutamente impedido de escrever o que quer que fosse. O preconceito pelo preconceito dos outros poderem julgar. Ou, então, acharia que não, que estaria tão acima de qualquer preconceito que nada me afectaria. E isso também não.

Ora, foda-se, não era o que mais faltava! O preconceito significa o mesmo que o medo.


Sem comentários: