09/08/09

Raul Solnado

Raul Solnado marcou uma época de sucessivas gerações de artistas. O humor em Portugal foi influenciado por ele, lembro-me de Raul Solnado desde sempre, desde que me recordo como gente. Raul Solnado, ainda, era uma figura conhecida e querida de todos os Portugueses, habituamo-nos a conviver com ele. Vi-o uma vez, à entrada ou à saída de uma clínica na Póvoa de Varzim. E a figura simpática que via na televisão pareceu-me a mesma quando o vi pessoalmente. Pequeno, simpático, afável, agradável, uma pessoa cuja empatia é imediata. Parece-me justa a avaliação de todos os que têm vindo a falar dele, Raul Solnado vai ficar na memória e no coração dos Portugueses. E há tão poucos assim, aqueles verdadeiros artistas mas que são sobretudo grandes Homens. E o Raul Solnado parecia-me um grande Homem. São palavras e frases suaves, estas, as que escrevo. São palavras e frases adequadas a um grande artista Português, a um comediante (e muitas outras coisas) inigualável. São palavras suaves as que se devem dizer nestas alturas, as que mostram respeito, não palavras e adjectivos em demasia.



Raul Solnado
19 de Outubro de 1929 – 8 de Agosto de 2009

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Perdeu-se o maior humorista português, um grande actor e senhor, cuja memória perdurará para sempre.

toninho disse...

Sim, bem verdade. Impressionante é este rol de vulgaridades de "grandes figuras" a falar sobre o Raul Solnado. Não perceberão que a simplicidade, nestas ocasiões, é a melhor forma de honrar um Homem? (se calhar sou eu que vejo mal as coisas)